quinta-feira, 14 de maio de 2009

Novo blog!

Antes de mais nada agradeço ao Raphael do sétimo período de Biologia que nos fez esse prestativo favor de criar o blog, assim podemos nos comunicar melhor!
É o seguinte: somos agora uma comissão independente que está lutando pelos interesses e direitos dos alunos acima de tudo, comissão formada por todos aqueles que compartilham dessa idéia e não apenas por uma minoria.Estamos abertos a sugestões, reclamações, críticas etc. ,os comentários não serão apagados e sim respondidos como devem ser, e as dúvidas serão sanadas o melhor e mais rápido possível! Pra quem ainda não teve a oportunidade de vir às nossas reuniões, hoje teremos uma reunião às 11:00 hrs com o novo mantenedor para negociarmos com ele propostas acerca de pagamentos e mais algumas reivindicações colocadas pelos alunos nessas reuniões cuja principal é: propor que os alunos possam fazer o pagamento do mês de Maio até o dia 25/05 sem juros e multas, se estiver havendo aulas, pois isso nos daria uma garantia de que os professores estariam recebendo os 75 % de seus salários prometidos para o dia 22/05. Gostaria de deixar bem claro que o nosso intuito aqui é o de apenas preservar os direitos dos alunos e não deixar de pagar mensalidades ou coisas do gênero e nem deixar de acreditar nos nossos professores ou ser pessimistas. Portanto, hoje teremos uma reunião às 19:00 hrs para divulgação dos resultados obtidos dessa reunião com o novo mantenedor.
obrigado!
Aline- 6° período, História
Anderson -5° período, Biologia
Drielle - 5° período, Biologia
Thaís - 4° período, Biologia

10 comentários:

  1. Saudações!

    Gostaria de fazer alguns esclarecimentos a respeito do assunto “comissão”. A comissão se separou sim e isso foi feito através de um acordo entre as duas partes que se separaram; dia 11/05 após o anúncio da venda da instituição, eu e a Thaís procuramos o Célio e a Cacau para informarmos que não poderíamos mais participar da comissão. MOTIVO REAL: a Thaís era a única pessoa do campus I na comissão e eu, a única ‘colaboradora’, então acontecia que nãos não éramos ouvidas, nossas opiniões não eram levadas em conta se para eles não fosse conveniente, e a própria Cacau disse a seguinte frase: ‘A Thaís sempre foi voto vencido; eu no lugar de vcs eu teria feito a mesma coisa.’; então anunciamos que estaríamos formando outra comissão dentro do campus I para defender o interesse desses alunos que são os mesmos que os nossos e que não estavam sendo ouvidos. Célio e Cacau aceitaram pacificamente mesmo com a Cacau achando que não era viável, inclusive foi dito nessa conversa , que não era uma divisão de campi e sim de interesses e que os alunos estavam livres para acompanhar a comissão que eles achassem mais conveniente, independente ser ela do campus I ou II. Então, eu, a Thaís o Anderson e a Aline decidimos procurar o MEC na manhã seguinte porque era a vontade dos alunos e também para perguntar a respeito dessa venda. Marcamos então uma reunião para as 19:00 hrs para informar aos alunos as informações que o Dr Frederico pessoalmente nos passou. Mandamos email para todos os endereços que nós tínhamos e no entanto, só apareceram poucas pessoas, mesmo assim informamos tudo para essas pessoas, em consideração à sua ida até a faculdade. Acontece, que um indivíduo chamado Daniel que disse estar presente nessa reunião não foi capaz de entender as nossas verdadeiras intenções e saiu mandando email falando que nós tínhamos ido até lá apenas para falar mal do campus II ”escondido”; e assim como toda pessoa que não tem algo de útil na mente e nas palavras faz, começou a falar mal da Thaís sobre coisas que ele nem sequer sabe de fato.

    Eu gostaria de deixar bem claro que a nossa intenção nunca foi ’competir’ com a outra comissão ou ser ‘melhor’ e muito menos falar mal de alguém; nós somos responsáveis e adultas o suficiente pra saber o que estamos fazendo e como estamos fazendo,quem vos fala aqui agora não é nenhuma irresponsável á toa sem princípios e ideais, quem me conhece de verdade sabe que o que eu mais prezo é a coerência, a verdade e a justiça; não somos inimigos deles nem de ninguém, porém isso não nos tira o direito de querer fazer algo também separadamente deles, já que nossas opiniões e modo de agir sempre divergiram. Nós estivemos sempre acompanhando e correndo atrás de tudo do mesmo jeito que eles e junto à eles ( a Thaís até foi dormir no campus II também) então, porque a nossa comissão não pode ser legítima? Não tem ninguém melhor do que ninguém nessa historia toda, e se algo foi conseguido, foi por mérito de TODOS os alunos que estavam no protesto em frente ao MEC do dia 17/04, pois foi a partir daí que a coisa começou a andar de verdade.

    Quanto ás idéias e atitudes da Thaís, quem pode falar sobre isso são as pessoas que a acompanharam desde o início como representante do campus I e não quem caiu de para-quedas e ainda entendeu errado quando disse que a Thaís queria ir ao unicesp obrigar o Ruy Muniz a comprar a FTB, enquanto que a proposta que ela colocou era cobrar uma resposta dele enquanto interessado na compra; e também entendeu errado quando eu (e não a Thaís) disse que poderíamos ir nem que fosse a pé em passeata até o MEC. É óbvio que eu estava falando hiperbolicamente , e se o cidadão que ouviu não teve maturidade suficiente para entender uma hipérbole, sugiro que procure um aluno de Letras para perguntar. E mais uma coisa: quando fomos ao MEC terça-feira, explicamos tudo ao Dr Frederico sobre o fato de ter 2 comissões, ou seja fomos leais e honestas à eles (Célio e Cacau), coisa que eles não foram conosco, pois foi marcada uma reunião com o novo mantenedor, professores e alunos para a formulação do calendário acadêmico e, ao invés de falarem que não haveria nenhum representante do campus I porque havia outra comissão, eles chamaram uma pessoa que coincidentemente estava na faculdade naquele momento e a colocaram na reunião como a representante do campus I na comissão.

    Mas, nós (Aline,Anderson, Drielle e Thaís) defendemos a idéia de que agora é necessária a formação do diretório acadêmico esquecer essa história de comissões; e nós iremos continuar defendendo os interesses de TODOS não só do campus I, sem omitir verdades, sem tomar atitudes precipitadas, convocando assembléias para tomadas de decisões e procurando um amparo judicial e acadêmico para os alunos, sendo coerentes e adultos. Porque nada está garantido, os professores ainda estão em estado de greve, qualquer deslize da mantenedora a greve é retomada e nós perdemos o semestre e até o ano. Para os alunos que foram à reunião ontem: ficamos sabendo às 22:00 hrs de ontem pelo Dr Frederico através do prof Klecius que o MEC foi notificado da venda da mantenedora depois da nossa ida até la´.

    Então é isso...ontem o Anderson e a Aline foram ao juizado de pequenas causas em busca de respaldos judiciais que serão informados aos alunos às 19:00 hrs no auditório hoje.
    EU QUERO VER APAGAREM AGORA!!!!!!!!!!!!!1

    Ass: Drielle, 5° período, Biologia- Matutino.

    ResponderExcluir
  2. Ê Driele, muito bom ! E O MELHOR AINDA É QUE VC ESCREVEU E ASSINOU EM BAIXO, DIFERENTE DE MUITAS PESSOAS.
    Infelizmente eu nao poderei participar da reunião, assim como eu não participei de nenhuma até hj. Mas torço acompanhando de longe e sempre atenta mas nem por isso deixando de lutar tb pelos meus ideais.

    Como vc mesmo diz : "A revolução nunca morre"!

    ResponderExcluir
  3. É isso ai pessoal vamos correr atrás do que nos é de direito.

    ResponderExcluir
  4. UHUUUUUU..agora quero ver mesmo Dri apagarem nossos comentários!!
    Eu quero uma FTB diferente pelo menos nestes últimos semestres que estaremos juntos lá!!!
    Vamos nos unir cada dia mais galera.
    Deborah Isa!!

    ResponderExcluir
  5. Transparência, é o que espero e o que não estava percebendo na comissão...

    ResponderExcluir
  6. Nesta hora tão difícil que estamos passando, se dividirmos forças, enfraqueceremos. Com os campi "divididos", teremos dificuldade de negociar com a nova mantenedora. Esta hora não é de debater ideias, e sim de tomar atitudes.
    Quanto ao pagamento, realmente acho que o prazo é curto e que eles deveriam estender o prazo até o começo do mês que vem. Agora dizer para não pagarmos já é muito radical.

    ResponderExcluir
  7. Fernando eu concordo com você acho que deveriamos somar forças,mas para que isso aconteça precisamos que nossas ideias e interesses também sejam levados em conta,e isso infelizmente não estava acontecendo!!
    Quanto ao pagamento que fique bem claro,a comissão esta tentando estender o prazo,mas em nenhum momento pedimos para os alunos não pagarem!!
    O que nos fizemos foi:ir ao forum,a defensoria publica e consultar um advogado para saber quais são os nossos direitos diante de todos os fatos que ocorreram na FTB,passamos isso aos alunos e pedimos que eles tirassem suas próprias conclusões.
    Em questão de pagamento eu(Thais),a Drielle,a Alyne e o Anderson NÃO vamos dizer "Não paguem" ou então "Paguem" o que nos podemos fazer é esclarecer para vocês o que advogados,defensoria publica,PROCON e DECON nos passaram,e a partir dai vocês tirarem suas próprias conclusões do que deve ser feito!!
    Até porque sabemos que essa questão financeira é muito individual!!
    Thais

    ResponderExcluir
  8. Isso ae Thais...
    hsuaushauhsuhauhsuhas
    Ja ia escrever quase a mesma coisa.. hehehe

    Bjim

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Fernando quanto a divisão dos campis tb concordo que não deva existir e para que isso acabe faremos democraticamente...toda universidade tem um DA(diretório acadêmico) com representantes de TODOS os cursos...isso sim vai ser a maneira mais coerente de REPRESENTAR TODOS os alunos da FTB...o que nao dá para admitir é uma comissão que não representa todos...na minha opiniao acho que é isso que essa comissao aqui quer...fazer tb todos os tramitis para formar um DA...e que todos os alunos votem em seus representantes...deixando bem claro as idéias que mais preferirem!!

    ResponderExcluir